terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Nosso futebol perde muito do seu brilho.

  Na espanha foi campeão 7 vezes, 3 pelo Barcelona e 4 pelo arquirrival Real Madrid. Na Itália foi campeão da Copa UEFA em 1998 jogando pela Internazionale. Campeão da Copa dos Países Baixos pelo PSV Eindhoven em 1996. No Brasil não ficou parado enquanto jogava por aqui, campeão da Copa do Brasil em 1993 pelo cruzeiro e em 2009 pelo Corinthians, isso sem contar com os titulos do Mineiro em 1994 e do Paulistão em 2009. Na seleção não se tem dúvidas, foi e sempre será o nosso melhor camisa 9, ídolo absoluto de uma nação que vibrou com seus inacreditáveis 15 gols em copas do mundo e seus outros 57 gols em competições oficiais pela seleção canarinha.


  Com todos esses números tão fantásticos Ronaldo Luís Nazário de Lima já poderia ser considerado um verdadeiro fenômeno, mas pra ele isso é só uma das partes de sua carreira brilhante. Premiado inúmeras vezes por entidades internacionais do mundo da bola, Ronaldo leva consigo o prêmio de melhor do MUNDO pela FIFA nos anos de 1996, 1997 e de 2002 ano em que marcou inacreditáveis 8 gols em sete partidas pela seleção na copa do mundo Coréia-Japão 2002, penta campeonato nacional, sendo dois deles na final contra a fortíssima Alemanha. (Link com todos os 15 gols de Ronaldo pela seleção em copas do mundo>>>http://www.youtube.com/watch?v=3qt95WfLdEg).


  Superação. Palavra com nove letras que representam o que foi o nosso eterno camisa 9. Começamos por 1998, final da copa do mundo na França contra os donos da copa, nossa seleção encararia a dona da casa em uma batalha que infelizmente não se apagará da memória dos brasileiros. Na ocasião nossa seleção perdeu na final por 3x0, só que um detalhe influenciou diretamente nesse placar: o nosso camisa 9 sofreu uma convulsão antes do jogo nos vestiários, mas mesmo assim entrou em campo como titular da equipe. Um pouco mais adiante no ano de 1999 Ronaldo sofre uma lesão na sua rótula direita em partida pela Inter de Milão contra a equipe da Lecce, contusão que o afastou por cinco meses dos gramados. De volta ao campo no dia 12 de abril de 2000, uma semana após o nascimento do seu filho Ronald, nosso fenômeno encararia dessa vez a equipe da Lazio pela Copa da Itália. Com seis minutos de jogo Ronaldo tenta dar seu primeiro drible...Mas o inesperado acontece: Ronaldo sofre sua mais grave lesão em toda sua carreira de no futebol quando seu joelho direito cede e sai do lugar de um modo abrupto. Dessa vez sua recuperação duraria 15 longos meses de dores e fisioterapia. Em outubro de 2005 mais uma lesão: desta vez jogando com a camisa do Real Madrid, o atacante sente uma lesão no tornozelo esquerdo e se afasta dos gramados por mais um mês. Recuperado então volta no clássico contra o rival Barcelona em Novembro e novamente se lesiona muscularmente no jogo. Já em julho de 2007 o atacante sofre uma lesão muscular grave durante os treinamentos no seu clube na época Milan. Ronaldo fica afastado do time por quatro meses e só retorna na vitória do time sobre o Cagliari, por 2 a 1, em 25 de novembro. Em dezembro de 2007, lesões musculares tiram Ronaldo do Mundial de Clubes, campeonato vencido pelo então clube Milan. O fenômeno só retornaria ao tapete verde no dia 8 de janeiro do ano seguinte em amistoso contra os Emirados Árabes, em Dubai. No dia 13 de fevereiro no ano de 2008 Ronaldinho sofrera uma grave lesão  no jogo contra o Livorno, após substituir Gilardino no segundo tempo: seu joelho esquerdo foi lesionado na hora de um salto (sua primeira participação na partida) e o craque sai de campo chorando na maca em cena semelhante a de abril de 2000.

  Tantas contusões só serviram para nos mostrar uma coisa: NOSSO PAÍS TEVE UM FENÔMENO NOS GRAMADOS! E após tantas críticas Ronaldo volta ao Brasil, acima do peso, machucado, com a moral baixa, mas com uma característica que nunca perdeu: a de fazer gols. E na sua passagem pelo corinthians nosso camisa 9 marcou 35 gols, incluindo o gol marcado na partida de ida contra a equipe do Internacional de Porto Alegre pela final da Copa do Brasil de 2009, ano em que o Corinthians foi campeão e o gol da final do Paulistão onde Ronaldo com um toque de menestrel fez um golaço de corbetura no então goleiro do Santos F.C. Fábio Costa, Corinthians campeão do Paulistão 2009.


  Tantas Glórias e tantas dores. Críticas exacerbadas a respeito desse jogador singular. Viveu entre o céu e o inferno durante toda sua carreira fenomenal. E eis que chega ao fim sua trajetória nos gramados. Impossibilitado fisicamente de continuar a jogar, Ronaldo declara no dia 14 de fevereiro de 2011, durante uma coletiva de impressa, que não aguenta mais suas dores físicas:"Depois de mais uma lesão, eu refleti muito em casa e decidi que era o momento. Que não ia esperar mais e tinha realmente dado o máximo que eu nunca imaginei que poderia chegar. É muito duro abandonar o que te deixa feliz, tem tanto amor e poderia seguir porque mentalmente e psicologicamente ainda quero muito. Mas também tenho que assumir algumas derrotas. Eu perdi para o meu corpo". E foi com essas palavras que Ronaldo assumiu o quanto estava desgastado e que sua hora de encerrar a carreira tinha chegado.


  Ao fenômeno só temos a agradecer por todas as alegrias que ele nos proporcionou. Por todas as lições de vida que esse homem dentro e fora de campo nos ensinou. Por cada lance mágico, cada drible fantástico, cada gol importante, e é com imensa tristeza que dizemos adeus ao nosso ídolo.


  Termino esse post lembrando as palavras do eterno camisa 9 da seleção:"Foi tudo lindo, foi tudo muito maravilhoso"



                                                 
OBRIGADO RONALDO, POR CADA ALEGRIA DADA A ESSE POVO SOFREDOR!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário